IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FREI PAULO

A Prefeitura Municipal de Frei Paulo, sob a administração do Prefeito Anderson Menezes, e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram na última quinta-feira, 14, a IV Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no clube Dr° Rubens Andrade, com o tema: “Democratização e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”.

No evento aconteceram debates, e palestras com Lincoln Vitor, enfermeiro do TCE – Tribunal de Contas do Estado de Sergipe; Roberto Lacerda, professor da UFS – Universidade de Federal de Sergipe; e Simone Leite, MOPS – Movimento Popular de Saúde. Com a participação de usuários do SUS, trabalhadores da saúde vinculados ao SUS, além de gestores e prestadores de serviços de saúde vinculados ao SUS foi nas atribuições da Comissão Executiva.

Os três eixos temáticos foram divididos com os seguintes sub-eixos:

1° Eixo – SAÚDE COMO DIREITO;
Sub-eixos: Saúde da Pessoa com Deficiência; Saúde da População Negra; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

2° Eixo – CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUS
Sub-eixos: Saúde Bucal; Saúde Mental; Assistência Farmacêutica e Ciências e Tecnologia.

3° Eixo – FINANCIAMENTO ADEQUADO E SUFICIENTE PARA O SUS
Sub-eixos: Recursos Humanos e Relações de Trabalho; Orçamento e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.

Os delegados da IV Conferência Municipal de Saúde foram eleitos nas atividades da pré-conferência e no plenário do Conselho Municipal de Saúde, os Conselheiros Municipais de Saúde. Eles [os delegados], foram escolhidos pelos gestores e prestadores de serviço de saúde, trabalhadores da saúde e pelos usuários; preservando a paridade.

A Conferência tem como objetivo avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.